ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O COORDENADOR
Prezado Coordenador.
Para a execução de cada projeto contratado ou conveniado é indicado um coordenador técnico, que em alguns casos assume também a função de ordenador das despesas estabelecidas no plano de aplicação dos recursos previamente aprovado. Vale ressaltar que nos projetos desenvolvidos com a UFS, além da figura do coordenador técnico, estão previstas também a de ordenador de despesas e a de gestor fiscal.
Quanto à metodologia utilizada no gerenciamento financeiro dos projetos, deve-se salientar que os recursos são depositados em conta bancária específica vinculada a cada projeto. A movimentação na conta pode ser acompanhada pelo coordenador/ordenador de despesas, através de relatórios emitidos pela Fundação, os quais apresentam as despesas agrupadas por rubrica, o que lhe permite verificar o andamento e a conformidade dos gastos com o quadro de custos do projeto aprovado.
Para atender a operacionalização dos projetos, a FAPESE dispõe de equipes especializadas, capacitadas para o apoio desde a elaboração da proposta até o final da sua execução. Essas equipes, na execução, realizam o acompanhamento, os remanejamentos necessários, providenciam as aquisições de equipamentos ou quaisquer materiais previstos, nacionais ou importados, contratam as equipes técnicas e realizam as prestações de contas de acordo com o modelo solicitado pelo órgão financiador e em consonância com os dispositivos legais.