FAPESE - Edifício NUPEG, Universidade Federal de Sergipe
A FUNDAÇÃO
A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) foi instituída em 20 de dezembro de 1993. Seus instituidores foram a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Euvado Lodi (IEL), Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Vale S/A, Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) e Banco do Estado de Sergipe S/A (Banese). Nos termos da Lei 8.958 de 1994 (que regulamenta as relações entre as fundações de apoio e as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica), a FAPESE credenciou-se junto ao Ministério da Educação e da Ciência e Tecnologia como a fundação de apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Sergipe.
Dotada de autonomia financeira e administrativa e com funcionamento por prazo indeterminado, a FAPESE vem cumprindo, desde 1993, relevante atuação na área do ensino, da pesquisa e extensão em Sergipe. Inúmeras pesquisas e diversos cursos foram realizados com a intermediação decisiva da Fundação. Mantendo-se exclusivamente com a remuneração dos serviços prestados, a FAPESE traz na sua origem a responsabilidade de ser um instrumento para a consecução de fins sociais e de utilidade pública, contribuindo, na sua área de competência, não só para a geração e difusão do conhecimento científico, como, também, para o atendimento de demandas particulares da sociedade, relativas a serviços técnicos especializados.
OBJETIVOS
Desde a sua instituição, a FAPESE sempre teve por finalidade apoiar, promover e subsidiar programas e atividades da Universidade Federal de Sergipe e outras instituições sergipanas ligadas ao desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado. Para cumprir seus objetivos, a FAPESE participa de programas e projetos voltados para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural, incluindo a prestação de serviços técnicos especializados. A Fundação tem sido, portanto, um relevante agente de captação e gerenciamento de recursos destinados à execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão, todos de reconhecida importância para a sociedade sergipana.
LINHAS DE AÇÃO
O seu papel como Fundação de Apoio à Universidade Federal de Sergipe é definidor do eixo principal das suas ações, o que, ampliado para a comunidade sergipana, lhe permite prestar relevantes serviços à sociedade. As principais linhas de ação da FAPESE são focadas no:
- Gerenciamento administrativo e financeiro de projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Assessoria na elaboração e desenvolvimento de projetos;
- Importação de equipamentos e materiais para projetos de pesquisa e ensino (credenciamento CNPq - Leis 8.010/90 e 8.032/90);
- Realização de estudos e projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Capacitação de recursos humanos;
- Realização de eventos de caráter técnico-científico e cultural.